O botox é reconhecido pela vanguarda na tendência de procedimentos não invasivos e trabalha enfraquecendo, paralisando certos músculos ou, até mesmo, bloqueando certos nervos, de acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos. Ela tem sido usada para tratar uma série de questões, desde as rugas, a sudorese intensa, piscar incontrolável, enxaquecas crônicas e muito mais.
Este procedimento manteve-se, durante anos, em primeiro lugar quando se trata de procedimentos minimamente invasivos mais populares. De acordo com a Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (matéria publicada em racked.com), em 2015 a quantidade de botox administrada em pessoas com idades entre 13 a 19 em relação à 2014 representou um aumento de 7%, totalizando cerca de 19.170 pessoas.
O botox preventivo, neste sentido, é uma tendência que envolve a aplicação de botox antes mesmo das rugas aparecerem em seu rosto, na faixa etária dos 20 anos, por exemplo. Esse processo previne, teoricamente, as rugas de se formarem, evitando a necessidade de corrigi-las mais tarde. Mas, eis a dúvida desta nova tendência: receber injeções em seus 20 anos de idade pode realmente prevenir rugas mais tarde?
Segundo cirurgiões plásticos, é necessário evitar exageros e ilusões de que as rugas não irão existir se o botox será aplicado precocemente, ao passo de que a toxina botulínica paralisa o músculo e não age melhorando-o. É importante considerar que a partir da segunda ou terceira aplicação, o corpo cria anticorpos contra a toxina, diminuindo a duração dos resultados. Neste sentido, quando mais cedo os jovens iniciarem a aplicação, serão necessárias mais aplicações durante a vida, realizadas em menor período de tempo. Este procedimento deve, inclusive, promover um efeito natural, jovem e relaxado, evitando o efeito paralisado e artificial no resultado a curto e longo prazo.
Opinião do Dr. Cassiano F. Beller
Achei esta matéria (Is preventative botox a farce?) publicada pelo site racked.com muito interessante e atual, uma vez que o uso da toxina botulínica (mais conhecido pelo nome comercial de botox) tornou-se o procedimento estético mais popular nos dias de hoje e não sem razão, pois além de ser de simples e rápida aplicação, tem um efeito que nenhum outro procedimento estético conseguiu proporcionar desde o surgimento da lipoaspiração.
Tem-se então discutido agora o uso do botox precocemente, mesmo sem apresentar as rugas, como maneira de prevenir o aparecimento delas ao longo do tempo. Mesmo eu achando que somente devemos atuar quando existe queixa formal da(o) paciente e a efetiva presença do problema, este tema não deixa de ser interessante e chamar a atenção.