Há algum tempo já possuímos inúmeras ferramentas ao nosso alcance que indicam falsos caminhos de uma aparência impecável. Existem filtros em fotografias no Instagram/Snapchat e diversos aplicativos de edição para maquiarmos nossa aparência onde e como desejarmos. Além destes, há a cirurgia plástica que transfere (em grandes perspectivas) estas mudanças ao estado real.
O conceito de desejar alterar permanentemente nossas características físicas não é um desejo atual. Esta é uma prática que tem sido rastreada desde gravações nos antigos papiros egípcios. Hoje, porém, a cirurgia plástica evoluiu e os procedimentos não-invasivos são mais comuns do que nunca.
Cirurgias, uma vez consideradas de preço elevado, demoradas e perigosas, tem sido, graças às maravilhas da medicina, melhoradas para entregar resultados físicos oportunos com mais segurança aos pacientes, tranquilizando os medos que os atormentavam ao submeter-se a versões anteriores dos processos modernos.
A quantidade de homens e mulheres que buscam a cirurgia estética está aumentando tão rapidamente que as estatísticas parecem quase como erros de digitação. Em dados divulgados pela Sociedade Americana de Cirurgia Plástica, o número de cirurgias de aumento das mamas cresceu 30% de 2000 a 2015. Mesmo os pêlos indesejáveis foram removidos através de laser 1.1 milhões de vezes.
No entanto, essas estatísticas soam como brincadeira em comparação com a introdução da toxina botulínica tipo A, conhecida pelo apelido de Botox. Só em 2015, o procedimento foi realizado 6,7 milhões de vezes, um aumento de 759% em relação às duas décadas anteriores.
O botox é injetado para acalmar os músculos que causam rugas no rosto e, ao injetar as cargas, podemos engordar a pele para restaurar o que foi perdido como resultado do envelhecimento. No entanto, esses resultados vêm a um preço elevado. Um tratamento de botox típico pode custar de US $600 a US $700, em média, e dura cerca de quatro meses.
Ainda assim, isso soa como um pequeno preço a pagar em comparação com um dos procedimentos mais caros atualmente na cirurgia: a mudança de sexo. A cirurgia pode custar mais de US $ 30.000. Mais comumente, a butt augmentation (cirurgia de aumento dos glúteos), tem ocorrido tão frequentemente quanto a cada meia hora em 2015 e custa normalmente um preço de US $ 4.000.
Enquanto a cirurgia plástica ainda é dominada por pacientes do sexo feminino, os homens estão cada vez mais tomando vantagem. Embora os homens não são tão comprometidos com a tendência injetável, pacientes do sexo masculino também pedem pelo Botox. Ainda assim, o procedimento cirúrgico mais solicitado pelos homens nos últimos 15 anos tem sido a ginecomastia, conhecida como a redução da mama masculina. O procedimento foi realizado 27.456 vezes só em 2015.
Como os dados demonstram, com 15.9 milhões de procedimentos gerais realizados no ano passado, a indústria está em constante crescimento com poucos sinais de perder o impulso.
Texto traduzido e baseado em eonline.com.