Curiosidades

Notícia: dois homens são condenados na Coréia do Sul por comentários falsos sobre clínicas de cirurgia plástica

Segundo informações do portal The Korea Times (13 de junho de 2016), dois homens receberam penas de prisão por escreverem comentários favoráveis ​​(e falsos) sobre clínicas de cirurgia plástica em troca de dinheiro.

O Busan District Court Monday proferiu uma pena de prisão de 10 meses e suspensão por dois anos para o operador de uma comunidade online de pacientes de cirurgia plástica. O operador, de sobrenome Lee, 32 anos, é também o chefe de uma agência de publicidade.

O operador de outra comunidade, de sobrenome Song, 42, foi condenado a seis meses de prisão com suspensão de dois anos.

Os chefes de seis clínicas de cirurgia plástica em Busan também foram notificados com multas de 3 milhões de wons (em média, R$8.600,00) a 5 milhões de wons (em média, R$14.400,00), cada um.

Lee e Song receberam um combinado de 600 milhões de wons dos chefes das clínicas em troca de inferir falsos testemunhos de pacientes alegando que eles eram felizes e satisfeitos com os procedimentos.

Um dos responsáveis pela clínica pagou, em média, 227 milhões para Lee e Song entre janeiro de 2014 e setembro de 2015, de acordo com o tribunal.

“Muitas pessoas antes de realizar uma cirurgia plástica pesquisam e confiam na informação de tais comunidades ou blogs. Lee e Song aproveitaram-se desta tendência e organizaram comentários que induzem ao erro, o que é proibido sob a Medical Law”, disse o tribunal.

Após a decisão, os grupos de pacientes apoiam que a lei deve ser alterada para castigar com maior punição os médicos e clínicas, porque, até então, os médicos multados por anúncios e comentários ilegais estão autorizados a manter as suas licenças e continuar praticando a medicina sob a lei.

Texto traduzido e baseado em m.koreatimes.co.kr
(Texto de Kim Rahn)

Voltar