Lipoaspiração / lipoescultura

Lipoaspiração / lipoescultura

Informações

A lipoaspiração, também conhecida como lipoescultura, remodela áreas específicas do corpo e remove o excesso de depósitos de gordura, melhorando a proporção corporal.

O termo lipoescultura é designado para a modelagem do contorno corporal através da combinação da retirada de gordura e do aproveitamento deste mesmo tecido em outro local para o preenchimento de uma área deprimida (enxerto de gordura). A grande vantagem desta operação é que o cirurgião tem a condição de remover relativamente grandes quantidades de gordura através de pequenas incisões. É um procedimento que tem como objetivo a retirada de gordura ou a eliminação da gordura localizada em determinada região.

Apesar de boa saúde e da prática de exercício físico, algumas pessoas podem, ainda, ter um corpo com contornos desproporcionais devido a depósitos de gordura localizada. Estas áreas podem ocorrer devido a características genéticas, à falta de controle do peso ou de atividade física. A lipoaspiração pode ser usada para tratar acúmulos de gordura em várias partes do corpo, incluindo coxas, braços, pescoço, cintura, costas, parte medial do joelho, peito, bochechas, queixo, pernas e tornozelos. Em alguns casos, a lipoaspiração é realizada isoladamente, mas pode ser realizada em conjunto com outros procedimentos de cirurgia plástica tais como: o facelift, a redução de mama ou a abdominoplastia.

A lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade e não substitui a prática de exercício físico e bons hábitos alimentares. Indivíduos com áreas de gordura no corpo e que se exercitam regularmente são os melhores candidatos a este procedimento.


Para quem é indicado?
Se você está incomodado com o excesso de acúmulo de gordura – localizado em qualquer lugar de seu corpo – e não vê resultados positivos com dieta ou prática de exercício físico, a lipoaspiração pode ser indicada para você.

• Adultos, com 30% do seu peso ideal, que têm a pele firme e com bom tônus muscular;
• Indivíduos saudáveis que não tenham doença com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização;
• Não fumantes;
• Indivíduos com atitude positiva e expectativa realista do resultado cirúrgico;
• Indivíduos determinados a seguir as recomendações do cirurgião plástico.


Pré-operatório
No pré-operatório, você deve:
- Evitar medicamentos para emagrecer nos 10 dias que antecedem a cirurgia, além de aspirina ou derivados 1 semana antes da cirurgia. Bebidas alcoólicas não devem ser ingeridas desde a semana anterior;
- Providenciar com antecedência o modelador ou cinto indicado;
- Levar ao hospital roupa leve e fácil de vestir, além do modelador ou cinto;
- Realizar depilação, se necessária, no dia anterior à cirurgia.


Anestesia
De maneira geral, a anestesia tem sido geral. Conforme o caso, a anestesia pode ser local com sedação ou peridural com sedação pelo anestesiologista.

Baseado em textos da SBCP.

Cirurgia

Operação
Dependendo do número de áreas e regiões lipoaspiradas, teremos a duração do procedimento de, em média, 1 a 3 horas. A lipoaspiração é realizada através de pequenas incisões, imperceptíveis. Primeiramente, uma solução líquida estéril é infundida para reduzir o sangramento e o trauma. Em seguida, uma cânula é inserida através destas incisões para soltar o excesso de gordura, utilizando um controlado movimento de vai e vem. A gordura deslocada é, então, aspirada para fora do corpo, utilizando um aspirador cirúrgico ou seringa ligada à cânula.

Recuperação

Pós-operatório
A evolução pós-operatória é tranquila, visto que não há maiores imprevistos quanto a movimentos; a sensibilidade dolorosa não é muito significativa. A sensação é de pele magoada por um traumatismo e que pode ser combatida com o uso simples de analgésicos comuns por em média 4 dias. Em fase pós-cirúrgica requer o uso de modeladores ou cintas elásticas próprias por um período de aproximadamente um mês, repouso relativo por alguns dias, proscrição ao esporte por certo período e evitar exposição direta ao sol por um mês.

- Período imediato: É o da primeira e segunda semanas, onde são comuns equimoses e o edema (inchaço). Às vezes o edema pode ser tão intenso que parece não haver melhora, sem que isto seja patológico.
- Período mediato: Até o sexto mês. É a fase que começa a desaparecer o edema e, se houver hematomas, a pele se torna irregular, cheia de elevações e áreas mais ou menos consistentes. Essas áreas vão readquirindo progressivamente a sua consistência normal.
- Período tardio: Após o sexto mês. A pele e o subcutâneo readquirem o aspecto e a consistência normais. Podemos avaliar então se há ainda acúmulo de gordura que necessite nova intervenção ou retoque. Quando necessárias, essas intervenções normalmente são de pequena monta e geralmente sob anestesia local em consultório, sem necessitar internação.


Cuidados
Entre os cuidados no pós-operatório, você deve:
- Manter repouso relativo por 4 dias e evitar esforços físicos por 1 semana;
- Usar o modelador ou cinta abdominal permanentemente durante 1 mês. Após, mais 2 semanas durante o dia;
- Manter alimentação normal;
- Banhar-se no chuveiro a partir do segundo dia. Quando possível, banhos de imersão ou hidromassagem a partir do quarto dia.

Observações:
- Curativos e retirada de pontos (quando exigirem) serão feitos no consultório conforme orientação prévia;
- Massagens suaves com creme hidratante poderão ser feitas a partir do quarto dia;
- Atividade física poderá ser realizada gradativamente após 2 semanas na medida em que sinta-se em condições;
- Exposição ao sol após 1 mês.


Cicatriz
As cicatrizes da lipoaspiração são pequenas e de aproximadamente um centímetro. Elas são colocadas nos lugares mais ocultos dependendo da região aspirada. A melhora do contorno corporal será aparente quando o inchaço e a retenção de líquido diminuírem. Com práticas contínuas de dieta saudável e de atividade física, a perda de tecido adiposo em excesso deve ser preservada. Lembre-se que, posteriormente, ganho de peso substancial pode alterar o resultado obtido com a cirurgia.

Importante: Não se baseie em informações de amigos bem intencionados. Obtenha as informações necessárias diretamente com o médico e você evitará ter dúvidas e ansiedade no período pós-operatório.

O que diz o Dr. Cassiano F. Beller

A lipoaspiração é a única maneira de eliminar células de gordura de maneira controlada e consistente, porém deve ser encarada como uma cirurgia qualquer, com todos os cuidados inerentes a ela.
É indicada para tratar áreas de gordura localizada, que nada mais são do que regiões do corpo em que há um número de células de gordura agrupados maior que nas áreas adjacentes, por isso a saliência no contorno corporal. Não substitui emagrecimento nem atividade física; ao contrário, estas são associadas e complementares para um melhor resultado.
Além de ser a única, é a mais efetiva resolução para a gordura localizada e tem a sua consagração por permitir um pós-operatório rápido em que praticamente não há restrição de movimentos. Permite, inclusive, um retorno às atividades usuais num curto espaço de tempo e não deixa cicatrizes extensas.
De maneira geral a cirurgia é realizada sob anestesia geral, com duração média de uma a três horas, dependendo das áreas a serem tratadas, com alta prevista para o mesmo dia da internação. O que vai limitar a(o) paciente no pós-operatório é o grau de desconforto e dor (em maior ou menor intensidade, dependendo das regiões tratadas), o inchaço e as manchas roxas, além de ter que usar uma malha elástica justa full time por um mês e meio.
Insisto sempre que a boa cirurgia plástica é aquela que não deixa marcas e que não é percebida; isso também é importante na lipoaspiração, pois não é incomum a presença de irregularidades e “aderências” na pele em pacientes operadas(os) de lipoaspiração, a qual não deve acontecer. Uma boa maneira de evitar isso e resolver o problema da área localizada é o cirurgião se resumir em aspirar apenas o que é o excedente de gordura, fazendo com que se obtenha o contorno e se uniformize a área lipoaspirada. Portanto, o mais importante numa lipoaspiração não é o quanto se retira de gordura, mas sim o que se deixa.

A lipoaspiração é um dos procedimentos mais realizados da cirurgia plástica até porque pode-se realizar o mesmo em várias áreas do corpo. Porém, o que chama atenção nas consultas é o medo em relação a isso. A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico tão seguro quanto as demais cirurgias, mas como se pode tratar várias regiões ao mesmo tempo ou mesmo associar a outras cirurgias, isso, naturalmente, vai aumentar a chance de complicações e de riscos. Então o importante é a programação cirúrgica criteriosa para que não seja muito extensa, exigindo um bom planejamento e que seja bem conduzida. Importante ressaltar novamente que a lipoaspiração não deve ser realizada com o intuito de emagrecer a(o) paciente, mas ajustar o contorno corporal que está saliente.