Cirurgia nas orelhas (Otoplastia estética) Se orelhas salientes ou desfiguradas incomodam você ou seu filho, pode-se considerar esta cirurgia plástica. A cirurgia de orelhas de abano – também conhecida como Otoplastia Estética – pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas. A cirurgia corrige um defeito na estrutura das orelhas presente desde o nascimento (visíveis com o desenvolvimento) ou trata orelhas deformadas causadas por lesão. A Otoplastia cria uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face. A correção de deformidades menores pode beneficiar a aparência e a autoestima. É um procedimento de relativa simplicidade que resolve o problema rapidamente e com uma evolução pós-operatória tranquila.
Para quem é indicado? Adultos ou crianças com idade entre 5 e 7 anos. Nas crianças, esta idade torna-se ideal pois é nessa fase que começam os problemas de ordem psicológica (período pré-escolar) e em que a orelha já está totalmente formada e praticamente igual ao tamanho do adulto.
• Crianças saudáveis, sem doença com risco de vida ou com infecções crônicas não tratadas de ouvido; • Geralmente, crianças com cinco anos de idade ou quando a cartilagem da orelha já é estável o suficiente para a correção; • Crianças cooperativas e que sigam as recomendações médicas; • Crianças capazes de expressar o que sentem e não manifestam objeções durante a discussão da cirurgia; • Pessoas com orelhas muito grandes; • Pessoas com orelhas salientes que ocorrem em um ou ambos os lados em diferentes graus – não associados à perda auditiva; • Insatisfação do adulto com a cirurgia prévia da orelha.
Pré-operatório No pré-operatório, você: - Não fazer uso de aspirina e/ou derivados nos dias anteriores à cirurgia; - Deve comunicar o médico em caso de gripe, infecções ou outras enfermidades até a véspera da cirurgia; - Realizar dieta leve 2 horas antes da cirurgia ou manter-se em jejum (se anestesia geral); - Lavar a área a ser operada com sabonete anti-séptico antes de dirigir-se para a cirurgia e os cabelos com shampoo no dia anterior; - Levar roupa leve e fácil de vestir.
Anestesia Em crianças, normalmente, a anestesia realizada é a geral. Em adultos, poderá ser local ou geral.
Internação O ato cirúrgico e o período pós-operatório são relativamente tranquilos e sem maiores riscos. A cirurgia é feita a nível ambulatorial, sendo que a(o) paciente submete-se ao procedimento e sai no mesmo dia.
Baseado em textos da SBCP.
Operação A duração da operação dependerá do grau de dificuldade e se o problema é uni ou bilateral, mas normalmente varia de 1 a 2 horas. Após terminada a cirurgia faz-se a proteção da cicatriz com uma pequena gaze com pomada. A mesma será retirada no dia seguinte. Após a cirurgia, já se observa o seu resultado, no entanto nota-se a orelha inchada e “dura”. Ela deverá apresentar-se normal após 30 dias, salvo algumas exceções que poderão melhorar o edema mais cedo ou mais tarde. Pode haver uma exacerbação da sensibilidade dolorosa nos 4 primeiros dias, o que é combatido com o uso de simples analgésicos. A cirurgia tem caráter definitivo, mas convém salientar que uma leve assimetria sempre ficará. Mesmo as pessoas não operadas e com orelhas normais não apresentam simetria absoluta.
A correção de orelhas em abano usa técnicas cirúrgicas para criar ou aumentar o anti-hélice (apenas dentro da borda da orelha) e para reduzir a cartilagem da concha (a concavidade maior e mais profunda do ouvido externo). As incisões para Otoplastia são geralmente realizadas atrás da orelha. Quando incisões são necessárias na parte da frente da orelha, as mesmas são feitas nas suas dobras para escondê-las. Internamente, uma sutura não removível é usada para criar e fixar a cartilagem recém moldada.
É normal haver desconforto e dor logo após a cirurgia, sendo o mesmo controlado com medicação para dor.
Pós-operatório No pós-operatório, você deve: - Evitar mobilização excessiva com a cabeça nos 4 primeiros dias; - Não baixar a cabeça, não expor ao sol e a traumatismos locais nos primeiros dias; - Cuidado ao vestir roupas que, por ventura, passem pela cabeça; - Liberado para lavar o cabelo no dia seguinte; - Não há pontos para serem retirados; - Retorno às atividades normais assim que se sentir em condições.
Cicatriz A cicatriz desta cirurgia é praticamente invisível pois localiza-se atrás da orelha, no sulco formado por esta e o crânio. Além do mais, como se trata de região de pele muito fina, a própria cicatriz tende a ficar quase invisível. A Otoplastia oferece resultados quase imediatos em casos de orelhas em abano, visíveis tão logo os curativos que sustentam o novo formato do ouvido são removidos. Como a orelha posiciona-se permanentemente próxima à cabeça, as cicatrizes cirúrgicas são escondidas atrás da orelha ou em suas dobras naturais. Resultados de cirurgia e reconstrução mais extensas da orelha podem aparecer ao longo do tempo.
Importante: Não se baseie em informações de amigos bem intencionados. Obtenha as informações necessárias diretamente com o médico e você evitará ter dúvidas e ansiedade no período pós-operatório.
A Otoplastia estética é uma cirurgia simples (duração média de 40 minutos), de evolução rápida e de alto grau de satisfação. O objetivo básico é apenas reposicionar a orelha junto ao crânio e modelar com pontos, garantindo a sua normalidade e sem estigmatizar com “marcas” de cartilagem fraturada. Existe dor no pós-operatório basicamente nos dois primeiros dias, mas que normalmente resolve com analgésicos. As orelhas ficam inchadas e arroxeadas mais intensamente nos 4 primeiros dias e leva em torno de 10 dias para normalizar. Não usamos ataduras, então desde o primeiro dia da cirurgia a(o) paciente fica sem nenhum tipo de curativo sobre as orelhas, nem precisa usar qualquer cobertura à noite; desta maneira, permite um rápido retorno às suas atividades cotidianas, como trabalhar, frequentar aulas e etc. A cicatriz localiza-se na dobra atrás da orelha, sendo então imperceptível e não necessita de retirada de pontos.