Blefaroplastia

Blefaroplastia

Informações

Cirurgia plástica das pálpebras (Blefaroplastia)
Os olhos são o convite da expressão facial. Eles transmitem emoções e, ao longo do tempo, começam a apresentar sinais da idade, indicando uma expressão cansada e triste. A cirurgia nas pálpebras, conhecida como Blefaroplastia, é um procedimento que atua na sobra de pele da pálpebra superior ou flacidez e rugas da pálpebra inferior. Após este procedimento, os olhos parecerão mais descansados e alertas, rejuvenescendo e revitalizando a face e o olhar.


Para quem é indicado?
A cirurgia é geralmente realizada em homens e mulheres adultos com tecido facial e músculos saudáveis. O fator idade não pesa na indicação.


Pré-operatório
No pré-operatório, você deve:
- Evitar aspirina ou derivados nas 2 semanas que antecedem a cirurgia, pois pode aumentar o sangramento no decorrer do procedimento;
- Avisar em caso de febre ou gripe nas 2 semanas anteriores à cirurgia. Doenças nos olhos como glaucoma, olho seco ou descolamento da retina também devem ser informados na primeira consulta;
- Providenciar um acompanhante para o retorno para casa;
- Não usar esmalte nas unhas no dia da cirurgia e não levar joias e objetos de valor;
- Levar roupa leve e com botões na frente, além de óculos escuros;
- Realizar jejum de 3 a 4 horas, não usar maquiagem ou creme facial e lavar a face com sabão anti-séptico.


Anestesia
Geralmente a cirurgia pode ser realizada sob anestesia geral ou local com sedação pelo anestesista.


Internação
Não é necessária internação hospitalar, sendo a operação realizada em nível ambulatorial. Em alguns casos, a(o) paciente poderá permanecer em repouso na clínica por algumas horas após o procedimento.

Baseado em textos da SBCP.

Cirurgia

Operação
As linhas de incisão da cirurgia de pálpebra são planejadas para deixar as cicatrizes escondidas dentro das estruturas naturais da região das pálpebras. Durante o procedimento, a excesso de pele da pálpebra superior pode ser corrigida através de uma incisão na prega da pálpebra superior, permitindo o reposicionamento dos depósitos de gordura, a contração dos músculos e dos tecidos e/ou a remoção do excesso de pele.
A pálpebra inferior, por sua vez, pode ser corrigida com uma incisão logo abaixo da linha inferior do cílio. Através desta incisão, o excesso de pele nas pálpebras inferiores é removido. Uma incisão transconjuntival, ocultada dentro da pálpebra inferior, é uma técnica alternativa para corrigir imperfeições da pálpebra inferior e redistribuir ou remover o excesso de gordura.

O procedimento acontece, em geral, entre 1 e 2 horas.

Recuperação

Pós-operatório
O pós-operatório é tranquilo e, praticamente, indolor. Se houver uma leve dor, esta será combatida pelo uso de analgésicos comuns. Após a cirurgia, é normal haver edema (inchaço) intenso e equimose (manchas roxas) no pós-operatório imediato, principalmente nos 2 primeiros dias. Por isto, não se preocupe. Este edema varia de paciente para paciente, sendo que alguns, já no quarto ou quinto dia, apresentam-se com um aspecto bem natural. O inchaço e as manchas roxas devem desaparecer entre 1 e 3 semanas; o inchaço, entretanto, pode permanecer por maior período de tempo.

No pós-operatório, você deve:
- Manter repouso relativo com a cabeça elevada (2 a 3 travesseiros) por 2 dias;
- Realizar compressas frias e úmidas sobre os olhos várias vezes ao dia por 2 a 3 dias (podem ser diluídas em tintura de arnica, chá de camomila, etc.);
- Evitar esforço de baixar a cabeça por uma semana;
- Usar óculos escuros ao sol;
- Evitar sol da praia até que as manchas ao redor dos olhos desapareçam;
- Praticar esportes apenas 1 mês após a cirurgia.

Os pontos serão retirados de 48 a 72 horas. A partir desta ação, será possível utilizar maquiagem.


Cuidados
Os cuidados com os olhos, em geral, são essenciais para diminuir a intensidade do edema. O uso de óculos escuros poderá ser útil nesta fase, assim como a utilização de compressas frias sobre os olhos. A(o) paciente tem condições de retorno às suas atividades cotidianas em uma ou duas semanas, podendo usar maquiagem ou óculos escuros para disfarce das equimoses remanescentes.

Importante: É preciso que se proteja do sol e use óculos escuros até que o processo de cicatrização esteja totalmente finalizado.


Cicatriz
Como a espessura da pele é muito fina na região da cirurgia, as cicatrizes tendem a ficar disfarçadas no sulco da pele e nas pregas naturais. Elas tornam-se praticamente imperceptíveis com o passar do tempo. É comum que elas permaneçam avermelhadas e visíveis durante 2 a 3 meses, principalmente ao nível do canto externo do olho.

Os resultados da cirurgia de pálpebras irão aparecer gradualmente à medida que o inchaço e os hematomas diminuem. O resultado final será visível após algumas semanas, mas, pode levar até um ano para as linhas de incisão refinarem totalmente. Embora a cirurgia da pálpebra possa corrigir determinadas condições permanentemente, há o envelhecimento natural. Ao longo da vida, é preciso que haja proteção solar adequada para ajudar a manter os resultados.

Importante: Não se baseie em informações de amigos bem intencionados. Obtenha as informações necessárias diretamente com o médico e você evitará ter dúvidas e ansiedade no período pós-operatório.

O que diz o Dr. Cassiano F. Beller

A cirurgia da pálpebra superior é extremamente simples, em que se retira o excesso de pele e das bolsas de gordura. O que diferencia uma boa cirurgia das pálpebras superiores é a sua exatidão, tanto na retirada da pele excedente quanto na localização da cicatriz resultante (exatamente na sobra da pálpebra, tornando-se imperceptível). Quando realizada de maneira isolada, pode-se fazer até com anestesia local com duração de 20 a 30 minutos, sendo o pós-operatório indolor e com menos inchaço e arroxeado (que devem estar resolvidos em torno de uma semana).
A associação com a cirurgia da pálpebra inferior requer mais tempo de recuperação e mais destreza do cirurgião, tendo em vista que a manipulação é maior e mais delicada e é nessa cirurgia que pode ocorrer a alteração da expressão e da característica facial da pessoa, que é o que as(os) pacientes mais temem (e o cirurgião também). O edema será maior, bem como o pós-operatório mais arrastado.

A duração média das duas cirurgias é em torno de uma hora a uma hora e meia.