Lipoaspiração / lipoescultura

Lipoaspiração / lipoescultura

Informações

A lipoaspiração, também conhecida como lipoescultura, remodela áreas específicas do corpo e remove o excesso de depósitos de gordura, melhorando a proporção corporal.

O termo lipoescultura é designado para a modelagem do contorno corporal através da combinação da retirada de gordura e do aproveitamento deste mesmo tecido em outro local para o preenchimento de uma área deprimida (enxerto de gordura). A grande vantagem desta operação é que o cirurgião tem a condição de remover relativamente grandes quantidades de gordura através de pequenas incisões. É um procedimento que tem como objetivo a retirada de gordura ou a eliminação da gordura localizada em determinada região.

Apesar de boa saúde e da prática de exercício físico, algumas pessoas podem, ainda, ter um corpo com contornos desproporcionais devido a depósitos de gordura localizada. Estas áreas podem ocorrer devido a características genéticas, à falta de controle do peso ou de atividade física. A lipoaspiração pode ser usada para tratar acúmulos de gordura em várias partes do corpo, incluindo coxas, braços, pescoço, cintura, costas, parte medial do joelho, peito, bochechas, queixo, pernas e tornozelos. Em alguns casos, a lipoaspiração é realizada isoladamente, mas pode ser realizada em conjunto com outros procedimentos de cirurgia plástica tais como: o facelift, a redução de mama ou a abdominoplastia.

A lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade e não substitui a prática de exercício físico e bons hábitos alimentares. Indivíduos com áreas de gordura no corpo e que se exercitam regularmente são os melhores candidatos a este procedimento.


Para quem é indicado?
Se você está incomodado com o excesso de acúmulo de gordura – localizado em qualquer lugar de seu corpo – e não vê resultados positivos com dieta ou prática de exercício físico, a lipoaspiração pode ser indicada para você.

• Adultos, com 30% do seu peso ideal, que têm a pele firme e com bom tônus muscular;
• Indivíduos saudáveis que não tenham doença com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização;
• Não fumantes;
• Indivíduos com atitude positiva e expectativa realista do resultado cirúrgico;
• Indivíduos determinados a seguir as recomendações do cirurgião plástico.


Pré-operatório
No pré-operatório, você deve:
- Evitar medicamentos para emagrecer nos 10 dias que antecedem a cirurgia, além de aspirina ou derivados 1 semana antes da cirurgia. Bebidas alcoólicas não devem ser ingeridas desde a semana anterior;
- Providenciar com antecedência o modelador ou cinto indicado;
- Levar ao hospital roupa leve e fácil de vestir, além do modelador ou cinto;
- Realizar depilação, se necessária, no dia anterior à cirurgia.


Anestesia
De maneira geral, a anestesia tem sido geral. Conforme o caso, a anestesia pode ser local com sedação ou peridural com sedação pelo anestesiologista.

Baseado em textos da SBCP.